A TB4Health apresenta novas soluções na Saúde na Semana da Inovação de Santa Maria
A TB4Health, em estreita colaboração com a Unidade Local de Saúde de Santa Maria, está a promover uma sessão dedicada às Test Beds da Saúde, a realizar esta terça-feira, dia 26 de novembro. Esta sessão, inserida na Semana da Inovação da ULSSM, irá contar com a presença de empresas no setor que serão desafiadas a procurar soluções tecnológicas inovadoras, como a criação de um dispositivo portátil para Reabilitação Vestibular, uma solução digital para o apoio à decisão clínica na área da Anatomia Patológica, para a automação do processo de agendamento para Medicina Interna e otimização do processo de triagem de consultas externas.
Além destes Open Innovation Challenges, a sessão que terá lugar no Edifício Egas Moniz, no campus do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, incluirá uma mesa-redonda, momentos de networking, demonstrações de start-ups do setor e apresentação de projetos inovadores. “Esta sessão será uma excelente oportunidade para a partilha de ideias, networking e colaboração entre as diversas Start-ups e Test Beds da Rede Nacional de Test Beds”, destacam os organizadores.
O encontro visa preparar o terreno para a sustentabilidade e continuação destas iniciativas após a conclusão do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do qual foram lançadas, e conta com a participação de vários agentes nacionais envolvidos.
Será ainda lançado o estudo “Adoption of AI Technologies in Healthcare: A Study of (Ethical) Inhibitors and Motivators”, realizado em parceria entre o TBH4Health com a Neoma Business School, em França, projeto com particular foco nos fatores que influenciam a adoção de novas tecnologias de Inteligência Artificial por profissionais de saúde.
Pode consultar o programa em detalhe aqui.
O que são Test Beds
A Rede Nacional de Test Beds é uma medida no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Enquadrado no Sistema de Incentivos Empresas 4.0, a Rede Nacional de Test Beds visa a criação de uma rede nacional para prestação de serviços às empresas para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços.
Consideradas polos de inovação, as Test Beds funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas às quais prestam serviços.
O objetivo desta rede colaborativa é aumentar o número de pilotos de produto (digitais ou apenas possíveis de produzir com recurso à digitalização de processos e de ferramentas digitais), que se tornam comercialmente viáveis atravessando o que é apelidado de “vale da morte” e partilhar conhecimento/experiência através de casos de estudo, para contribuir para a aprendizagem de processos digitais por parte das PME.
O consórcio TB4Health
A TB4Health é uma das Test Beds com um foco no setor da saúde e da biotecnologia integrado na Rede Nacional de Test Beds. O consórcio formado pelo Biocant Park, líder de consórcio, ULS de Santa Maria, ULS de Coimbra, Complear, Medtronic e Lusíadas abrange valências clínicas, de diagnóstico e tratamento. Contempla ainda o acesso a bases de dados de informação em escala, apoio regulamentar, incluindo a proteção de dados pessoais, não só no âmbito dos testes-piloto mas, especialmente, com vista à colocação no mercado dos produtos ou serviços que destes derivem.